Evento público de apresentação de resultados do EducAGE
Decorreu ontem, nas instalações do Centro de Dia da Comissão de Melhoramentos de Casal de Cinza, um evento público para apresentação e divulgação dos resultados do projeto EducAGE.
O projeto EducAGE – “Improving competences of older people caregivers towards Healthy Ageing through digital transformation” é cofinanciado pelo programa Erasmus+ da União Europeia e foi desenvolvido com o intuito de melhorar as competências dos Cuidadores Informais na promoção de estratégias de Envelhecimento Saudável, baseadas na transição digital da sua formação e do seu trabalho quotidiano.
A sessão, particularmente dirigida aos cuidadores informais de pessoas idosas, mas aberto à população em geral, foi promovida pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG), coordenador do projeto EducAGE que conta também com a participação do MORE Colab (Portugal), do Centro de Cirugía de Mínima Invasión Jesús Usón – CCMIJU (Espanha), do Semmelweis Egyetem (Hungria) e das Univerzita Karlova e Univerzita Hradec Králové (República Checa).
A iniciativa foi orientada por 4 membros da equipa do IPG e contou com a participação de cerca de 20 pessoas, às quais foram inicialmente apresentados os objetivos do projeto e os seus principais resultados, que têm por base três linhas gerais: i) contrariar o declínio das capacidades intrínsecas e funcionais da pessoa idosa; ii) gestão das síndromes geriátricas e de outros problemas de saúde e; iii) intervenções para apoiar a prestação de cuidados e prevenir a sobrecarga do cuidador. A sessão foi seguidamente centrada num dos resultados, o curso híbrido, através da demonstração prática da inscrição no curso e funcionamento do mesmo, bem como dos diversos materiais disponíveis.
O evento foi enriquecido pelo diálogo e esclarecimento de dúvidas entre os intervenientes através da aplicação de soluções práticas abordadas e disponibilizadas nos resultados do projeto (Livro Branco Digital, curso híbrido e aplicação m-learning). Foram enfatizadas, entre outras, temáticas como a demência, a prevenção da má nutrição ou a melhoria da capacidade funcional através da atividade física, com o propósito de reforçar o papel dos prestadores de cuidados como promotores do envelhecimento saudável e de motivá-los a adotar estratégias benéficas para si próprios e para as pessoas idosas de quem cuidam.
Para mais informação acerca do projeto, aceda aqui: https://educage-project.eu/pt.