Contexto
A União Europeia estima um aumento da população idosa para cerca de 149,2 milhões em 2050, representando 28,5% da população total. Este notável aumento da esperança de vida deve ser acompanhado por políticas e iniciativas europeias que assegurem a qualidade de vida destes cidadãos.
Recentemente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou o plano para a Década de Envelhecimento Saudável 2021-2030, onde os cuidadores, incluindo jovens e membros da família, desempenham um papel fundamental como educadores para promover o envelhecimento saudável para as gerações atuais e futuras, bem como a solidariedade intergeracional. Por este motivo, é necessário adotar uma abordagem inovadora, baseada, na transição digital para capacitar os cuidadores, de forma a auxiliar os idosos a compreender a necessidade de seguir as diretrizes do Envelhecimento Saudável.
Embora várias estratégias europeias e nacionais tenham sido disponibilizadas, a maioria dos programas de formação de cuidadores ainda carece da prontidão digital e da capacidade para integrar conteúdos digitais relevantes sobre o envelhecimento saudável e ferramentas nas suas atividades diárias.